História

SÃO MIGUEL PAULISTA INTRODUZIDA À FILOSOFIA.

Antigo aldeamento de índios, o desenvolvimento do bairro de São Miguel Paulista desde a sua fundação, no século XVIII, veio em progresso com a instalação da Catedral São Miguel Arcanjo, em 18 de julho de 1622 e à decadência do aldeamento indígena devido à sua cultura e resistência à escravidão, assim estimulou os colonos na importação de africanos para tê-los como escravos. A capela com o Pátio do Colégio eram os principais locais da organização evangelizadora dos Padres Jesuítas, para fins de implantar o catolicismo, os colégios e os serviços de solidariedade aos necessitados.
 No século XIX o bairro se manteve em um constante nível em relação à lavoura, perdeu sua posição de importância e tinha dependência da freguesia da Penha. Tornou-se um bairro de migração estrangeira assim que criada a lei Aura na segunda parte do século, antecedendo o final da monarquia, pessoas de descendência européia, espanhola, japonesa, dentre outros foram estimulados à imigração e se estabeleceram na região por conta nas inúmeras lavouras de café, cereais e canaviais lá localizados no século XIX. A expansão do bairro em sociabilidade, estabilidade econômica e financeira iniciou-se com as grandes lavouras de café, a partir do momento que os fazendeiros começaram o processo de exportação em conseqüência veio a fundação sociedade estrada de ferro, companhias de imigração e colonização e empresas de capital aberto. Com o movimento republicano em 1889, intensificou-se imigração fazendo de São Paulo uma ótima fonte de mão-de-obra tanto para os trabalhos agrícolas como para a industrialização que tinha seus primeiros sinais no país. O trabalho nas olarias de São Miguel se tornou crescente aliado ao crescimento urbano da cidade, que demandava materiais de alvenaria (pedras, areias). Estas que eram transportadas pelo rio Tietê.
 A maior expansão do bairro em sociabilidade e estabilidade econômica iniciou-se com a construção da Companhia Nitro-Química Brasileira, empresa implantada em 1935, existente até a atualidade, com sua instalação estimulou a migração de nordestinos para trabalhar na região. A década de 1930 teve suma importância na expansão urbana em São Miguel com a construção da Rodovia São Paulo – Rio, que cortava o bairro e o colocava no principal circuito comercial interestadual, e a criação da linha de ônibus entre Penha e São Miguel, contudo a situação de transporte público da região só foi amenizada com a construção de uma variante da Estrada de Ferro Central do Brasil e a inauguração da estação de São Miguel, no centro histórico do bairro.
 Com decorrência da instalação da Nitro-Química na região, houve uma notável modificação da paisagem, foi construída uma vila operária, o crescimento econômico e populacional foi vertiginoso, a rede de comércio e a própria industria expandiu-se a ponto de existirem grandes empresas.