Cultura

O bairro de São Miguel Paulista é rico em cultura, tanto popular, quanto erudita.
 
CULTURA POPULAR

Os comércios ambulantes são uma das práticas mais comuns no bairro, onde se tem os mais variados produtos, desde objetos como roupas, brinquedos... até alimentos como o hot-god, churrasco...

Comércio popular no centro do bairro de São Miguel.


Outro tipo de cultura popular encontrada no bairro é a grafite, forma de expressão de idéias e críticas por meio de desenhos em paredes, viadutos e muros.

Podemos caracterizar as práticas encontradas no bairro como cultura popular, pois elas representam à maneira de viver do povo, uma camada social em que a massa é o trabalhador assalariado. Este tipo de cultura da-se de geração para geração em que é seguido o modo de viver e herda-se religião, raízes, linguagem, e costumes.
 
                    Grafite na entrada da estação de São Miguel Paulista.



CULTURA ERUDITA 


Até mesmo um bairro por mais carente que seja, tem sua cultura erudita. Para apreciar essa cultura, não necessariamente a pessoa precisa ter uma classe social elevada, a cultura pode estar até em livros, imagens, pinturas em paredes, músicas...
Em São Miguel Paulista um dos meios de cultura erudita que encontramos foi a chamada “Capelinha” (Capela de São Miguel Arcanjo), onde existe trinta obras do acervo do governo estadual.





                                  Capela de São Miguel Arcanjo (Capelinha).


Temos também a Catedral de São Miguel Arcanjo, localizada bem próximo à Capelinha, em seu interior podemos perceber assim que entramos uma cultura erudita as imagens, pinturas de alto nível por toda a catedral. Suas cores sempre em um tom de dourado e prata, objetos valiosos onde está bem explicito a sua hierarquia. 
                                                  Catedral  de São Miguel Arcanjo.